segunda-feira, 4 de junho de 2012

Minha nova paixão!!!!!!!!

Nossa...quanto tempo não passo por aqui!!!!! Mas também pudera....Em Maio comecei a fazer alguns cursos de culinária aqui na minha cidade. Um deles é CONFEITARIA! Nunca tinha me arriscado a fazer bolos, doces (só brigadeiros), então resolvi fazer esse curso pra ver se perdia o medo.
Na primeira semana de curso fiquei animadíssima! Comprei logo uma planetária! E depois comprei material para fazer bolo, formas de cupcakes, confeitos, pó para chantilly, espátulas e bicos de confeitar.

Neste fim de semana fiz cupcakes....além de fáceis ficam muito gostosos!!!!!

Então vamos à receita:


Cupcake de chocolate








Ingredientes para a massa:

1. 1 xícara (chá) de chocolate em pó

2. 2 xícara (chá) de açúcar

3. 3 xícaras (chá) de farinha de trigo

4. 2 ovos

5. 1 xícara (chá) de leite

6. 3/4 de xícara (chá) de óleo

7. 1 colher (sopa) de fermento em pó



Para fazer a massa, misture os ingredientes secos em uma tigela grande e os líquidos e os ovos em outra. Junte as duas misturas, mexendo bem com uma colher de pau. 

Disponha a massa em forminhas especiais (aquelas de cupcake) e leve-as ao forno pré-aquecido a 180ºC. Asse os bolinhos por 10 minutos (para saber se eles já estão prontos, insira um palito de dente na massa — ele deve sair limpo).
  Rendimento: 24 unidades.



Bem...vamos às minhas mudanças: Bati os ovos e o açúcar na batedeira em velocidade máxima por 15 minutos para retirar o cheiro do ovo (tenho preguiça de peneirar o ovo), adicionei o óleo e bati mais um pouco. Depois peneirei a farinha, mexendo com colher de pau a cada xícara que colocava. Coloquei duas xícaras de farinha e adicionei o leite, depois coloquei a terceira.  Peneirei o chocolate (usei 50% cacau), misturei bem com colher de pau. Adicionei o fermento e misturei mais um pouquinho.
Ainda não tenho aquelas assadeiras especiais para as forminhas de cupcake, então coloquei em forminhas de alumínio untadas e enfarinhadas, depois transferi para as de papel. Para cobrir escavei um miolinho do bolinho, coloquei recheio dentro e depois fui cobrindo o restante até dar aquele formato. 
Para cobrir fiz brigadeiro (com chocolate 50% cacau), e depois bati chantilly (daqueles pós prontos). 


Não ficaram muito bonitos...mas ficaram gostosos......principalmente o de brigadeiro. Vou ver se acho forminha de empada para colocar as forminhas de papel.


Ah....e aqui teve feira do livro....fucei que fucei nos livros de culinária e acabei comprando um sobre estes bolinhos....diferentes massas.....diferentes recheios......


Vou fazer mais......gostei desses....


Beijos com gostinho de chocolate!!!!

A cozinha de Cláudia Campos e Fábio Ferreira   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP