quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Massa negra com salmonetti

Essa receita foi retirada do livro de culinária Nigella Express, que ganhei de natal do marido ano passado.



Este livro é muito legal, pois em cada receita ela traz um pequeno texto de suas observações pessoais. Muitas pessoas não gostam da maneira como Nigella Lawson cozinha, mas eu, particularmente, adoro!

Esta receita está programada a um ano, foi na semana entre natal e ano novo de 2010 que eu encontrei a massa negra e só agora a reproduzi.


Então vamos à receita:

Ingredientes

2 colheres (sopa) de azeite de alho (como eu não tinha este azeite coloquei 3 dentes de alho na receita)
2 cebolas pérola, em fatias finas
250 a 300 g de salmonete
250 ml de vinho rosé (eu optei por não colocar)
1/2 colher (chá) de sal Maldon ou 1/4 de colher (chá) de sal comum
pimenta-do-reino a gosto (eu moí a pimenta na hora)
2 tomates cortados em cubinhos, sem sementes (eu coloquei 4 tomates e retirei também as cascas)
2 colheres (sopa) de alcaparras (eu coloquei somente 1 por causa do sal)
1 colher (sopa) de manteiga (não coloquei a manteiga porque não tinha uma de boa qualidade)
250 g de tagliolini fresco, negro (feito com tinta de lula) (eu usei massa seca)
folhas de manjericão

Modo de preparo

1-Leve à fervura uma panela com água para cozinhar a massa.
2-Aqueça o azeite numa frigideira e cozinhe as cebolas por 1 minuto antes de juntar os filés de peixe, com o lado da pele para baixo.
3-Vire os filés depois de 1 ou 2 minuto. Junte o vinho e tempere com sal e pimenta-do-reino. (Eu  refoguei o alho e a cebola com um pouco de sal e pimenta-do-reino, depois acrescentei um pouquinho de água para cozinhar o filé de salmão)
4-Assim que os filés estiverem cozidos, o que deve levar mais 1 minuto, tire da frigideira e embrulhe em papel alumínio para mantê-los aquecidos.
5-Deixe a mistura ferver por cerca de 3 minutos. Junte o tomate, as alcaparras e a manteiga, mexa bem ainda no fogo.
6-Cozinhe a massa (de acordo com a especificação da embalagem) e escorra. Junte à frigideira com o molho e mexa gentilmente, para cobri-la com o molho.
7-Desfie o peixe em lascas, deixando um pouco da pele vermelha, e com cuidado misture à massa com o manjericão. Reserve algumas folhas de manjericão para decorar o prato quando você servir.

Rende 2 porções como prato principal, 4 como entrada.





Posso dizer que não ficou TÃO bonito como o do livro, mas ficou simplesmente delicioso...Pai e filha aprovaram e eu fiquei feliz da vida!

Beijos saborosos!

1 comentários:

Dedinho de Prosa

Claudia que delicia! Gostei da novidade e principalmente da receita... Coisa de Fina Estampa! Parabéns e já estou aguardando o próximo! Hum!

A cozinha de Cláudia Campos e Fábio Ferreira   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP